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23 de Abril de 2024
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    Procon cria site exclusivo para queixas de compras pela internet

    O Procon lança hoje um site exclusivo para queixas de compras pela internet. O site entra em operação amanhã (22).

    Até agora, quem precisasse registrar uma reclamação contra um site de vendas on-line precisava ir até um dos postos de atendimento do Procon --em São Paulo, o atendimento é feito apenas nos Poupatempos de Itaquera (zona leste), Santo Amaro (zona sul) e Sé (centro).

    O Procon já realiza atendimentos on-line, das 10h às 16h, mas só para dúvidas. Também é possível tirar dúvidas por telefone e e-mail. Mas o registro de reclamações só pode ser feito pessoalmente e com a apresentação do RG original e de cópias dos documentos que comprovem a compra.

    Com o novo site, o consumidor não precisará mais ir até um desses postos de atendimento nem apresentar documentos na primeira etapa.

    Por enquanto, o site só receberá queixas contra operações feitas on-line. A ideia é que, no futuro, o site seja usado para reclamações contra todas as empresas, de qualquer meio de consumo.

    O procedimento será o seguinte: pelo site, o consumidor que não tiver sido atendido corretamente --prazo de entrega não cumprido, produto com defeito, cobrança indevida etc.-- poderá registrar sua queixa.

    A reclamação será encaminhada a um técnico do Procon, que vai analisar a demanda e encaminhar mensagem ao consumidor informando sobre seus direitos e a eventual necessidade de envio de documentos e outros dados. A empresa será notificada também pela internet.

    Caso o procedimento não dê resultado, o Procon vai instaurar um processo administrativo, com a realização de audiência conciliatória com o consumidor e representantes da empresa.

    O Procon não informou quantas queixas recebe anualmente de empresas de vendas on-line. No ranking do ano passado, porém, a B2W, que reúne os sites Americanas.com, Submarino, Shoptime e TV Sky Shop, aparece no 29º lugar entre as empresas com mais reclamações de consumidores. VEJA OUTRAS NOTÍCIAS SOBRE DIREITOS DO CONSUMIDOR
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    Comprei pela internet e o produto não chegou. O que fazer?

    Heberson Moraes, Advogado
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    Comprou e ainda não recebeu seus produtos? Seus direitos de consumidor devem ser garantidos.

    Fernanda Mainieri, Advogado
    Artigoshá 4 anos

    Posso cancelar a compra se já passou do prazo de entrega de produto comprado pela internet?

    23 Comentários

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    Fiz uma recarga no site rog Dimas e aínda não caiu porra nem uma na minha conta e eles falaram que integrava na hora mas até agora nada tô estressado já com esses merdas😡😡😡 continuar lendo

    Igual mano 😡 que odio continuar lendo

    Fiz uma compra nas casa bahia, paguei o frete mais caro pra chegar maia rapido e nao recebi dentro se prazo nenhum. O status essa entrega está parado, não consigo contato pelo sac, ou nenhum outro telefone. O chat nao serve pra nada, só manda o link do statua da entrega que nau são do lugar. Ou seja, nao recebi o produto e não consigo reclamar com eles e nem saber! continuar lendo

    Boa noite fiz uma compra pela Instagram depois que paguei a pessoa não me respondeu mais, como devo proceder sobre esse fato é onde vou fazer a denúncia continuar lendo

    Site das casas Bahia não entrega minha compra, já venceu o prazo em 31/01/2020, liguei 2 vezes no sac e sempre prometem que entrarão em contato, mas nunca entram. Pedido: 191788885, Protocolo é o mesmo das duas ligações que fiz, 200131020901, nem sequer está na transportadora! é um presente p/ minha neta que faz aniversário 15/02 e por isso comprei dia 26/01 com 20 dias de antecedência! Espero contato urgente das casas Bahia!!! continuar lendo