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Procon cria site exclusivo para queixas de compras pela internet
Publicado por Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor
há 14 anos
O Procon lança hoje um site exclusivo para queixas de compras pela internet. O site entra em operação amanhã (22).
Até agora, quem precisasse registrar uma reclamação contra um site de vendas on-line precisava ir até um dos postos de atendimento do Procon --em São Paulo, o atendimento é feito apenas nos Poupatempos de Itaquera (zona leste), Santo Amaro (zona sul) e Sé (centro).
O Procon já realiza atendimentos on-line, das 10h às 16h, mas só para dúvidas. Também é possível tirar dúvidas por telefone e e-mail. Mas o registro de reclamações só pode ser feito pessoalmente e com a apresentação do RG original e de cópias dos documentos que comprovem a compra.
Com o novo site, o consumidor não precisará mais ir até um desses postos de atendimento nem apresentar documentos na primeira etapa.
Por enquanto, o site só receberá queixas contra operações feitas on-line. A ideia é que, no futuro, o site seja usado para reclamações contra todas as empresas, de qualquer meio de consumo.
O procedimento será o seguinte: pelo site, o consumidor que não tiver sido atendido corretamente --prazo de entrega não cumprido, produto com defeito, cobrança indevida etc.-- poderá registrar sua queixa.
A reclamação será encaminhada a um técnico do Procon, que vai analisar a demanda e encaminhar mensagem ao consumidor informando sobre seus direitos e a eventual necessidade de envio de documentos e outros dados. A empresa será notificada também pela internet.
Caso o procedimento não dê resultado, o Procon vai instaurar um processo administrativo, com a realização de audiência conciliatória com o consumidor e representantes da empresa.
O Procon não informou quantas queixas recebe anualmente de empresas de vendas on-line. No ranking do ano passado, porém, a B2W, que reúne os sites Americanas.com, Submarino, Shoptime e TV Sky Shop, aparece no 29º lugar entre as empresas com mais reclamações de consumidores. VEJA OUTRAS NOTÍCIAS SOBRE DIREITOS DO CONSUMIDOR
Até agora, quem precisasse registrar uma reclamação contra um site de vendas on-line precisava ir até um dos postos de atendimento do Procon --em São Paulo, o atendimento é feito apenas nos Poupatempos de Itaquera (zona leste), Santo Amaro (zona sul) e Sé (centro).
O Procon já realiza atendimentos on-line, das 10h às 16h, mas só para dúvidas. Também é possível tirar dúvidas por telefone e e-mail. Mas o registro de reclamações só pode ser feito pessoalmente e com a apresentação do RG original e de cópias dos documentos que comprovem a compra.
Com o novo site, o consumidor não precisará mais ir até um desses postos de atendimento nem apresentar documentos na primeira etapa.
Por enquanto, o site só receberá queixas contra operações feitas on-line. A ideia é que, no futuro, o site seja usado para reclamações contra todas as empresas, de qualquer meio de consumo.
O procedimento será o seguinte: pelo site, o consumidor que não tiver sido atendido corretamente --prazo de entrega não cumprido, produto com defeito, cobrança indevida etc.-- poderá registrar sua queixa.
A reclamação será encaminhada a um técnico do Procon, que vai analisar a demanda e encaminhar mensagem ao consumidor informando sobre seus direitos e a eventual necessidade de envio de documentos e outros dados. A empresa será notificada também pela internet.
Caso o procedimento não dê resultado, o Procon vai instaurar um processo administrativo, com a realização de audiência conciliatória com o consumidor e representantes da empresa.
O Procon não informou quantas queixas recebe anualmente de empresas de vendas on-line. No ranking do ano passado, porém, a B2W, que reúne os sites Americanas.com, Submarino, Shoptime e TV Sky Shop, aparece no 29º lugar entre as empresas com mais reclamações de consumidores. VEJA OUTRAS NOTÍCIAS SOBRE DIREITOS DO CONSUMIDOR
23 Comentários
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Fiz uma recarga no site rog Dimas e aínda não caiu porra nem uma na minha conta e eles falaram que integrava na hora mas até agora nada tô estressado já com esses merdas😡😡😡 continuar lendo
Igual mano 😡 que odio continuar lendo
Fiz uma compra nas casa bahia, paguei o frete mais caro pra chegar maia rapido e nao recebi dentro se prazo nenhum. O status essa entrega está parado, não consigo contato pelo sac, ou nenhum outro telefone. O chat nao serve pra nada, só manda o link do statua da entrega que nau são do lugar. Ou seja, nao recebi o produto e não consigo reclamar com eles e nem saber! continuar lendo
Boa noite fiz uma compra pela Instagram depois que paguei a pessoa não me respondeu mais, como devo proceder sobre esse fato é onde vou fazer a denúncia continuar lendo
Site das casas Bahia não entrega minha compra, já venceu o prazo em 31/01/2020, liguei 2 vezes no sac e sempre prometem que entrarão em contato, mas nunca entram. Pedido: 191788885, Protocolo é o mesmo das duas ligações que fiz, 200131020901, nem sequer está na transportadora! é um presente p/ minha neta que faz aniversário 15/02 e por isso comprei dia 26/01 com 20 dias de antecedência! Espero contato urgente das casas Bahia!!! continuar lendo