Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Procon-SP vai autuar a Gol por descumprir o código de defesa do consumidor

    O Procon-SP informou na manhã desta segunda-feira que vai autuar ainda hoje a companhia aérea Gol por deixar de fornecer "serviços adequados e eficientes" aos seus clientes. As irregularidades apontadas foram flagradas entre os dias 31 de julho e o dia 3 de agosto.

    No período, foram registrados diversos atrasos em voos da companhia devido a falta de tripulação. A empresa afirmou à Anac que o problema foi causado pela atualização de seu software para planejamento de escala, que gerou "dados incorretos que culminaram no planejamento inadequado da malha aérea e da jornada de trabalho dos tripulantes."

    Em nota, o Procon destacou que os fiscais "constataram que a empresa deixou de prestar assistência material e informações aos passageiros que tiveram seus voos cancelados ou atrasados" no aeroporto de Congonhas.

    Com isso, a Gol deve responder processo administrativo, podendo ser multada pelas irregularidades. O Procon destacou ainda que a empresa terá "assegurada ampla defesa". Procurada pela reportagem, a assessoria da Gol não soube informar se a empresa já tinha sido notificada.

    SOLUÇÃO

    Após os problemas, a Gol apresentou à Anac (Agencia Nacional de Aviacao Civil) um plano de ação para atender os passageiros dos voos cancelados ou atrasados. O plano, apresentado pelo diretor de operações da Gol, inclui o uso de cinco aeronaves extras, cada uma com capacidade para 230 passageiros, que eram destinadas a fretamentos, entrarão em operação ainda nesta terça para acomodar os consumidores que esperam um voo.

    O diretor da Gol também se comprometeu a apresentar relatórios semanais sobre a quantidade de horas voadas pelos tripulantes. Outra medida combinada foi reativar a escala de trabalho dos tripulantes em agosto na mesma configuração usada em junho.

    Segundo a Anac, a Gol utiliza há três meses, com o conhecimento da agência, o software para planejamento de escala. Na reunião, foi informado que em julho, ao atualizar o sistema, ocorreu o problema. VEJA OUTRAS NOTÍCIAS SOBRE DIREITOS DO CONSUMIDOR
    • Publicações17
    • Seguidores602273
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações44
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/procon-sp-vai-autuar-a-gol-por-descumprir-o-codigo-de-defesa-do-consumidor/2340152

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)